"O som não permanece neste mundo; ele desaparece no silêncio."
Daniel Barenboim

terça-feira, 13 de abril de 2010

TOSCA, Ato I, 1ª parte

Interior da Igreja Sant' Andrea della Valle. Após os primeiros acordes da orquestra, abre-se a cortina. Música agitada. Entra Angelotti, prisioneiro político, fugitivo. De combinação com sua irmã, Attavanti, encontra a chave da capela da família. Esconde-se ao perceber a entrada do Sacristão, personagem praticamente comico e um pouco caricato. Reclamando de seus afazeres, o sacristão é surpreendido com a entrada de Mario Cavaradossi, tenor. Cavaradossi é pintor e está na igreja realizando um novo trabalho. O sacristão lhe oferece uma cesta com comida e vinho. Mario não aceita e começa a trabalhar. Tem início a famosa aria Recondita Armonia. Nesta aria, Mario faz algumas comparações entre sua pintura e Tosca. Termina dizendo que seu único pensamento é para a amada. Aplausos! Cavaradossi ouve barulhos e descobre que seu amigo, Angelotti, está ali. De repente ouve-se: "Mario!" É Tosca querendo entrar para ver o pintor. Cavaradossi entrega a Angelotti a cesta de comida deixada pelo sacristão e pede a ele que se esconda e deixe-o dispensar a amante. Indócil e tremendamente ciumenta, Tosca, soprano, entra pela nave procurando uma imaginária rival. Mario, sedutor, consegue acalmá-la até que Tosca reconhece na pintura de Cavaradossi, a figura da marquesa Attavanti. Outra cena de ciúmes! Mais uma vez e a bordo de uma das mais belas melodias de Puccini, Mario canta: que olhos, nesse mundo, podem ser comparados aos seus? Claro, Tosca se derrete. Enfim, após esse belo dueto, Mario consegue voltar sua atenção ao amigo Angelotti. No rápido diálogo, Mario ouve o nome de Scarpia. Este, temido chefe de polícia a quem todos temem, está no encalço de Angelotti. Soa o canhão do castelo! Descobriram a fuga do prisioneiro. A igreja não é mais segura. Angelotti pega roupas deixadas por sua irmã e deixa cair o leque com o emblema da família. Partem.

Um comentário:

Desiderata disse...
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